- Posted on
- bigmidia
- No Comments
- 588 Views
O taekwondo como proposta pedagógica de ensino na Educação Física Escolar
*BUENO, Camilo Antonio Monteiro
Capítulo do livro: Lutas na Educação Física Escolar: Caminhos e Possibilidades no Ensino e Aprendizagem
Resumo
O nome “Taekwondo” derivou de seu significado caminho dos pés e das mãos, possuindo traduções menos literais ao nome, e também todo o corpo, assim como controlar a mente e manter a paz. No Brasil, a introdução do taekwondo acontece na década de 70 e desde então vem sendo cada vez mais difundido, com objetivo da época de ser ensinado à polícia no combate ao terrorismo. Para tanto, apesar
de todo seu desenvolvimento como esporte e cultura, o espírito do taekwondo, foi influenciado pelos militares tradicionais, inserido na alma e moldada através de experiências comuns de alegria, raiva, glória, fracassos, soberania, tristeza e prazeres. As artes marciais por serem características dos orientais, e
praticadas por longos anos, têm a sua base formadora aliada na disciplina, hierarquia e respeito, onde mestres e alunos interagem pelas técnicas aprendidas durante horas de treinamento e repetição de movimentos. Através destes ensinamentos, desenvolvemos o equilíbrio e o controle emocional para
determinadas situações que possam ocorrer em nossas vidas, colaborando no desenvolvimento do caráter e na formação pessoal. A prática esportiva do taekwondo escolar contribuirá na formação e desenvolvimento integral do aluno, enaltecendo o respeito perante seus colegas. Na evolução da arte como esporte, percebe-se uma grande evolução no rendimento esportivo de atletas não só brasileiros como também de outras nacionalidades, porém sua tradição milenar passa-se a ser menos disseminada. Sabe-se também que para um bom rendimento esportivo, para tal fato é primordial que o aluno obtenha
uma boa formação pedagógica da arte. No Brasil, essa pedagogia se baseia exclusivamente nas propostas e ferramentas regulares de ensino, tanto na BNCC como também seguindo os padrões dos PCN’s. Cabe ao professor de educação física, auxiliar nas bases e gestos específicos citados neste trabalho, desenvolver toda a parte física dos alunos como força, velocidade, resistência, flexibilidade e coordenação motora, aprimorando assim toda a capacidade motora de seus alunos.